Sistema ERP para empresas

Startup de Juiz de Fora ganha mercado nacional ao oferecer sistema ERP para pequenas e médias empresas

As pequenas empresas, em especial indústrias e distribuidoras, geralmente não possuem uma gestão estruturada. Os controles de estoque e produção são realizados em papel, por meio de planilhas, ou softwares desconectados com a gestão das vendas/compras. 

A informação não é consistente e nem atual e os controles não são eficientes. A produção é gerenciada com base em controles verbais e é raro se ter uma noção precisa do que realmente ocorre com todas as partes da empresa.

Toda essa realidade faz com que o gestor não consiga delegar quase nada, além de uma só pessoa acumular muitas funções. Por isso, a figura de liderança geralmente atua no modelo de apagar incêndios, sem tempo para mais nada.

O controle sai de forma desordenada, algumas coisas em papel, outras em excel, além das informações, muitas vezes, se perderem e ficarem sem ligação. 

Em contrapartida, as soluções que o mercado oferece são ultrapassadas, caras, complicadas e demoram a serem implementadas. Normalmente esse gestor acredita que sistema é coisa de empresa grande.

Em 2020, a Sensio ERP foi criada pensando nessa realidade, a partir de uma dor real. Depois de comandar uma empresa, com 200 funcionários, que tinha um sistema que se intitulava voltado para pequenas empresas, mas que era extremamente complicado, e caro, o fundador da Sensio, Luiz Guilherme, decidiu sair e criar um sistema que realmente ajudasse os empreendedores de forma simples e Inteligente.

Senti na pele a dor do gestor de uma pequena empresa que não consegue administrar bem seu negócio por não contar conseguir as informações que precisa de maneira simples. O Sensio foi pensado desde o início com esse intuito: possibilitar que as pequenas e médias empresas consigam também uma gestão mais inteligente e descomplicada

comentou, Luiz Guilherme
Sistema ERP para empresas: Renata Parma e Luiz Guilherme
Renata Parma e Luiz Guilherme Parma

Atualmente presente em 8 estados brasileiros, a Sensio foca em ajudar o micro, pequeno e médio empreendedor. 

Destaque em inovação, a Sensio se torna referência e leva Minas Gerais, seu estado de nascimento, em todas as suas ações. Por isso, desde o primeiro contato, até o auxílio na condução da implementação do Sensio nas empresas, a hospitalidade mineira está presente. 

Além dos atributos técnicos do sistema, um dos seus grandes diferenciais é o atendimento e suporte humanizado e acolhedor. O foco é realmente ajudar o empreendedor em sua gestão.

De modo simples, o Sensio é um sistema de gestão que busca centralizar todas as funções de administração de uma empresa: vendas, compras, produção, estoque, financeiro e fiscal. 

De modo comparativo os softwares que existem no mercado possuem o grande problema de serem complexos e voltados para empresas maiores, com altos custos/riscos de implantação e manutenção. Há também um mercado de ERPs para pequenas empresas, mas dificilmente eles atendem às necessidades de indústrias e distribuidoras, com fracos módulos (quando presentes) de produção e estoque. O que torna  as funcionalidades e a usabilidade do Sensio ainda mais exclusivas e próximas da realidade dos empresários de pequenas e médias corporações.

Agora que já conhece um pouco sobre a criação da empresa, vamos explicar de modo mais aprofundado o que é um sistema ERP e quais os diferenciais do sistema Sensio.  


O que é um sistema ERP 

Como já evidenciado, pequenas empresas também podem e devem ter uma gestão eficiente. Seja para controle de produção, estoque, vendas, financeiro ou fiscal. Obter um suporte (sistema) em que essas funções estão integradas em uma única base de dados oferece agilidade e consistência no dia a dia da sua empresa.

Na linguagem dos negócios esse sistema de gestão se chama ERP (Enterprise Resource Planning). 

A maneira mais simples de definir a sigla é pensar em todos os processos centrais necessários para uma empresa funcionar: financeiro, RH, produção, cadeia de suprimentos, serviços, procurement e outros. Em seu nível mais básico, o ERP integra esses processos em um único sistema.

Então, se você busca mais facilidade, organização, agilidade e uma menor quantidade de  processos errôneos na hora de administrar seus investimentos e decidir o futuro do seu negócio, você precisa conhecer a Sensio ERP. 

A empresa oferece um sistema de gestão online simples e inteligente, pensado e desenvolvido para pequenas empresas. A partir de sua usabilidade é possível reduzir custos com TI, treinamentos e ainda contar com a Inteligência Artificial para te auxiliar a vender mais.

Sistema ERP para empresas
Sistema Sensio ERP

Dentro de uma organização (empresas, startups, comércios, entre outros), o ERP Enterprise Resource Planning é um Sistema de Gestão Empresarial, que auxilia nos processos internos, automatizando operações manuais e transformando-as em processos de software, garantindo a guarda das informações em seu banco de dados.

O ERP funciona como um software de gestão para unificar informações e facilitar o fluxo de trabalho entre as áreas. 

Sua forma de atuação leva em consideração a necessidade de cada departamento, o que oferece a possibilidade de uma ferramenta própria para poder gerar seus relatórios e executar tarefas rotineiras. 

Dessa forma, o ERP passa a ter um papel fundamental, funcionando como um centralizador do fluxo de trabalho, alinhando a comunicação de todas as áreas e facilitando a tomada de decisão.

Assim, ao invés de cada área possuir um software isolado, o ERP concentra todas as informações de forma integrada e inteligente, dando à empresa autonomia na execução de tarefas e tornando a comunicação interligada. 

Para que a visualização do sistema fique mais clara imagine que, por exemplo, o departamento que trata das finanças por meio de um sistema ERP poderá saber, em tempo real, o status de seus ganhos e destinar o dinheiro de maneira assertiva, tendo controle total do fluxo de caixa.

Essa situação acima representa uma ação rotineira dentro de uma empresa de pequeno a grande porte, que pode facilmente se tornar árdua e com inúmeras falhas, tanto em relação a ruídos de comunicação que dificultam o fluxo de trabalho diário, quanto em  erros de contagem de caixa, cálculos de obrigações fiscais, estoque e folhas de pagamento. Situações que poderiam ser contornadas com o devido auxílio tecnológico e operacional. 

Ou seja, a implementação de uma ferramenta integrada é garantia de informações assertivas e sólidas para a empresa.

Para aprofundar o assunto convidamos, Renata Parma, a diretora comercial da Sensio, para evidenciar quais os diferenciais de uma empresa que busca automatizar o sistema de gestão. Além disso, ela comenta sobre as modificações, até mesmo, no crescimento e no lucro de quem adota o ERP nos seus empreendimentos.

Ter um sistema de gestão precisa ser visto de outra forma. Usamos tecnologia e plataformas o tempo todo em nosso dia a dia e não vivemos mais sem elas. Por que na sua empresa deveria ser diferente ? Descomplicar a gestão, ganhar tempo em processos automáticos e ter dados concretos podem trazer retornos significativos, tanto na diminuição de custo como de aumento das vendas.

evidenciou, Renata

Para quais empresas o Sensio é Indicado?

O número de pequenas empresas é enorme e segue crescendo. Segundo estatísticas do Sinac, em agosto/2021 existiam mais de 18 milhões de empresas optantes pelo Simples Nacional. Em relação às indústrias especificamente, os dados mais recentes do IBGE são de 2019, contabilizando 306 mil empresas industriais no Brasil.

A partir desses dados é possível compreender o tamanho do mercado de empresas que podem se interessar ou até mesmo precisar do Sensio. 

O mesmo sistema ERP pode funcionar de diferentes maneiras para cada tipo de empresa, dependendo da necessidade que a mesma pode exigir, ou até mesmo do sistema contratado. Mas, uma coisa é certa, ele pode ser um grande aliado para o crescimento de qualquer uma delas, seja pequena, média ou grande. ‍

Pequenas Empresas

Para as pequenas empresas, ele pode se tornar o primeiro passo para uma organização completa de todas as suas atividades e dados, de uma vez por todas. Muitos dos pequenos empresários têm certa dificuldade em organizar as informações, simplesmente, porque não acreditam que seja necessário.

‍Porém, com um baixo investimento este mesmo empresário pode dar o pontapé inicial para o crescimento do seu negócio, apenas organizando suas informações corretamente e ganhando eficiência e produtividade nos seus processos. Algo que  pode garantir muito mais tempo para pensar na melhor estratégia de evolução, com dados corretos e facilmente acessados. 

Para Luiz Guilherme, o CEO da Sensio, esse é um dos principais momentos para se contratar um ERP, pois é possível enxergar com propriedade as reais necessidades que a pequena empresa possui e aplicar soluções de maneira mais assertiva. 

A maior dificuldade das pequenas empresas é conseguir integrar o fluxo de trabalho: as pessoas de vendas não possuem visão do estoque, o departamento financeiro não consegue ver as notas fiscais em tempo real, etc. É comum ver planilhas com informações desencontradas e desatualizadas, e até mesmo uma gestão com base no papel e caneta ou no boca a boca. Com um software de gestão pensado para os pequenos negócios, esse problemas são solucionados e a empresa obtém ganhos imensos de produtividade

destaca, Luiz Guilherme
Sistema ERP para empresas: Recomendação de Produtos
Sistema Sensio ERP

Médias Empresas

Para as médias empresas, que já contam com um pouco mais de complexibilidade em seus processos, o uso de um software pode permitir melhores análises empresariais por meio  de colaboradores que irão atuar de forma mais estratégica, uma vez que os processos manuais serão eliminados e as tarefas automatizadas. 

‍Ou seja, a garantia das informações geradas com mais rapidez, de forma mais completa e precisa, e com processos mais eficientes, devido à integração dos setores, torna o planejamento estratégico muito mais abrangente para a sua empresa.‍

Principais funcionalidades de um sistema ERP

As funcionalidades disponibilizadas pelo sistema ERP para empresas Sensio são inúmeras e buscam atender às principais necessidades de gestão das empresas. 

Um sistema deve ter, na medida, exatamente o que você precisa. Campos complexos, nomes difíceis de entender e funcionalidades que ninguém sabe usar são alguns dos problemas mais comuns em sistemas de gestão. 

Nesse momento, o fato do Sensio ter sido criado a partir de uma dor real o destaca no mercado. Pois, são a partir de verdadeiras necessidades que ele foi desenvolvido e está pronto para te auxiliar. 

Sistema ERP para empresas: Funcionalidades
Sistema Sensio ERP

Vendas

Controlar suas vendas vai além de valores. Informações integradas podem ajudar de diversas formas. Saber qual produto mais vende, o estado que mais vende, criar orçamentos e recibos padronizados são apenas  algumas coisas que melhoram a área de vendas e podem aumentar seus resultados.

Com o Sensio ERP tudo isso é possível em poucos passos. Mas, para ir além e oferecer um sistema diferenciado, a Sensio ERP criou uma Inteligência Artificial com um sistema de recomendações de produtos. 

Semelhante ao utilizado por grandes empresas de e-commerce, porém ao alcance dos pequenos empresários. 

O algoritmo analisa as vendas no banco de dados do sistema e calcula recomendações personalizadas de produtos para os clientes dos usuários, com itens que eles não compraram ainda, mas podem gostar. Com cases  de sucesso com aumento de até 30% nas vendas de seus usuários, essa funcionalidade é um grande diferencial. 

Controle Financeiro

Uma das maiores questões nas empresas é a área financeira. Gerir essa área de forma inteligente é crucial para o sucesso do negócio. 

A maioria das pessoas conhece algum caso de uma pessoa ou empresa que ganhava muito dinheiro, porém, quebrou devido ao excesso de gastos ou por não saber onde estava o dinheiro. Por isso, é fundamental para a saúde financeira de um negócio ter acesso a relatórios e dashboards completos, lançamentos automáticos para poupar tempo  e  dados em nuvem sempre atualizados e acessíveis de qualquer lugar; Essa realidade possibilita  decisões inteligentes que podem fazer a diferença para o sucesso da empresa.

Controle de Produção

Se a empresa em que você trabalha fabrica produtos, você sabe como pode ser complexo o controle eficiente da produção, mesmo que o volume e variedade de itens não seja tão grande.

Não só controlar o processo produtivo de maneira visual, mas também conseguir realizar a gestão do estoque com eficiência é algo que as melhores fábricas praticam com maestria. No Sensio, isso está ao alcance das pequenas empresas.

Essas funcionalidades podem ajudar em vários setores. Por exemplo, se um cliente liga para cobrar o pedido dele, na Sensio é fácil identificar se houve atraso e onde ele ocorreu.  Ou quando o funcionário sempre tem que recorrer aos superiores para saber os detalhes do pedido, com a lista de materiais isso é gerado com um clique.

Luiz Guilherme destaca as facilidades do sistema Sensio, em especial para empreendedores.

Como empreendedores nós mesmos, sempre buscamos desenvolver um software que nós gostaríamos de utilizar. Esse olhar diferente, com foco no usuário, pauta nossa operação e é um grande diferencial para as pequenas empresas que procuram mais que um fornecedor de sistemas, mas sim um parceiro no crescimento do negócio

Sistema ERP para empresas: Ordens de Produção
Sistema Sensio ERP

Quer ver de perto a facilidade, agilidade e os diferenciais do Sensio ERP? Clique aqui e realize um teste grátis, com auxílio de uma equipe capacitada.

Por que ter um sistema ERP?

Se você ainda tem dúvidas sobre a implementação do sistema de gestão online simples e inteligente em sua empresa, veja a visão de uma profissional com experiência de mercado. Luiz Guilherme destaca o porquê investir nessa necessidade da sua empresa e quais podem ser os benefícios com essa decisão: 

Um bom software de gestão é um investimento com um retorno imenso para uma empresa. Os fluxos automatizados e integrados podem não apenas poupar muito tempo no dia a dia, como também evitar erros e prejuízos. Isso sem falar nas decisões mais inteligentes que podem ser tomadas com os dados e relatórios. É fundamental optar por um sistema que seja adequado à realidade da empresa, para que o encaixe e as chances de sucesso da implementação sejam as maiores possíveis.

Quanto custa um sistema ERP?

Por todas as funcionalidades, praticidade e especificações que o sistema ERP Sensio oferece, pode-se definir que sua contratação entra na planilha de investimentos e não gastos. 

O melhor de tudo é que sem custo algum é possível que empresários façam um teste do sistema e ainda garantem um suporte especializado da Sensio para a utilização do ERP. 

Investir em um sistema ERP é ir de encontro com um futuro cada vez mais digital, tornando dados cada vez mais sólidos e a um clique de distância. Sabendo da importância que sistemas de gestão têm dentro das organizações e entendendo que a cultura digital já é uma realidade, empresas estão revendo sua maneira de trabalho e apostando suas fichas em softwares que garantem segurança de informação e visão do todo. A transformação digital é uma reinvenção diária e constante.

Quer uma demonstração do sistema?

Sem compromissos. Clique aqui para uma demonstração.

Total
41
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Histórias que inspiram: três empreendedores que mudaram suas vidas após o Empretec

Next Post
Inovação em segmentos tradicionais

Helio Zechini, da Bom Brasileiro, será o próximo entrevistado no Programa Zine Negócios

Related Posts