fbpx
Interatividade para eventos

Descubra como funciona a interatividade para eventos

Criar pontos de interatividade para eventos hoje em dia é algo fundamental para garantir seu sucesso. Por meio da interatividade é possível gerar engajamento do público e novas experiências.

Dentro desse contexto, é possível destacar que as interações funcionam de várias formas. Estas podem ser aplicadas em eventos presenciais, híbridos ou online, corporativos ou não. Da mesma forma, é possível criar pontos de interatividade no seu evento não só entre os participantes e organizadores, mas também de participante para participante, participantes com facilitadores e outros. 

Neste texto vamos falar sobre a interatividade para eventos, sua importância e algumas formas de aplicá-la.  

Interatividade para eventos
A Interatividade é um ponto importante para eventos e ela pode ser realizada de várias formas (Foto:Pexels)

O que é interatividade?

O conceito de interatividade gira em torno da comunicação e das possibilidades de interação. A saber, existem várias formas de promover a interatividade. Por exemplo, quando você liga ou manda uma mensagem para um programa de televisão ou rádio e o apresentador lê a mensagem e interage respondendo. Bem como quando algum reality tem seu rumo definido por meio de voto do público.

Até mesmo dentro das séries é possível criar essa interação, como no filme interativo da Netflix “Black Mirror: Bandersnatch”, no qual o espectador pode escolher o que o personagem fará em algumas situações. 

Quando se fala em eventos, a interatividade funciona como mais uma forma de engajar as pessoas em sua participação ativa. Além disso, ela é uma estratégia importante para dar visibilidade e credibilidade aos eventos.  

Meios de promover interatividade para eventos 

Agora que você já sabe o que é a interatividade e sua importância para os eventos, vamos mostrar alguns meios de inseri-la na sua festividade. 

1. Jogos

A criação de jogos é uma ótima forma de promover interatividade para eventos. Os games podem ser online, por meio de um aplicativo, ou físicos. Além disso, é possível realizá-los tanto antes quanto durante o evento. O mais interessante é que dá para promover diferentes tipos de jogos, desde os mais tradicionais, como um jogo da memória ou um quebra cabeça, até os mais modernos que usam, por exemplo, realidade virtual.

Outrossim, dentro do universo dos jogos, os quizzes também se mostram como uma grande aposta na promoção da interatividade. Eles podem ter temas diversos dentro do contexto do evento e são uma alternativa tanto em eventos presenciais, quanto nos online e ainda podem ser feitos através das redes sociais. 

2. Realidade virtual

Em seguida, diante de todo o cenário tecnológico em que vivemos, a realidade virtual não pode ficar de fora da experiência da interatividade para eventos. Utilizando esse recurso é possível realizar jogos, como você viu anteriormente, e usar os equipamentos para promover uma imersão no evento, interagir com um produto que esteja sendo lançado, por exemplo. Ou seja, são diversas as possibilidades para se trabalhar com a realidade virtual.

3. Totens interativos

Do mesmo modo, outro produto que pode ser utilizado para promover interação em eventos são os totens interativos. Em outras palavras, os totens podem ser bons recursos para disponibilizar os jogos, quizzes e dinâmicas em um evento presencial. Além disso, dá para fazer apresentações, votações e até sorteios. 

4. Cenários para fotos e vídeos

Mais uma forma de promover a interatividade em eventos que é bem simples e bastante utilizada: os cenários / backgrounds para fotos e vídeos dentro da festa. A montagem de uma cenário no tema do evento e com elementos que chamem a atenção do público são uma ótima estratégia de interação. 

Através desse recurso as pessoas vão interagir não só dentro do espaço tirando fotos, mas também nas redes sociais onde as imagens serão postadas, muitas vezes marcando seu evento e com hashtags. 

5. Projeção mapeada

Por fim, as projeções mapeadas além da interatividade podem promover mais imersão e agregar valor ao seu evento. A projeção de imagens feitas em estruturas tridimensionais com temas que estejam alinhados com o do evento em questão é mais uma forma tecnológica e diferente de gerar interatividade para eventos. 

Interatividade para eventos nas redes sociais

Divulgar eventos nas redes sociais é uma excelente maneira de gerar visibilidade para eles e fazer com que obtenham sucesso. As mídias sociais alcançam diversas pessoas e, com isso, são capazes de elevar o engajamento.

Como dito anteriormente, dá para executar várias das soluções interativas dentro das plataformas de redes sociais. Além disso, este meio disponibiliza diversas ferramentas para que sejam realizadas interações com os usuários. Confira algumas delas: 

1. Sorteios 

Sorteios são uma ótima forma de gerar interatividade em um evento! Essas soluções são capazes de atingir diversas pessoas, tanto de forma online quanto presencial. Ou seja, essa é uma forma de divulgar o evento e ganhar visibilidade tanto para a sua festa como para outros colaboradores e patrocinadores. 

2. Comentários 

Por meio dos comentários na página de um evento é possível que haja interação entre os organizadores e o público, com as atrações e entre o público.

Um exemplo são as reações dos usuários em torno do anúncio de atrações em evento, que comentam suas impressões, deixam registradas suas opiniões e até mesmo conversam com os administradores das páginas. 

3. Caixinha de Perguntas

As famosas caixinhas de perguntas são mais uma maneira de gerar interatividade em eventos. Aqui ela está mais relacionada a interação entre público e organização do evento e pode ser usada como um meio para tirar dúvidas, por exemplo. 

4. Hashtags e marcações

Outro fator para gerar interatividade nos eventos por meio das redes sociais é através da utilização de hashtags. Criar tags próprias para as festividades e influenciar o público a utiliza-lás é uma ótima forma de gerar engajamento e visibilidade. 

Do mesmo modo, as marcações também são uma outra forma de atingir esse objetivo. Por exemplo, por meio de pedidos para que o público marque em suas fotos as redes sociais do evento e repostar essas fotos no perfil da festa.

Existem diversas outras formas de criar pontos de interatividade em eventos como aplicativos, drones, ou simples bate-papos e criação de networkings. Tudo isso pode promover interatividade nos eventos e ajudá-los no quesito de visibilidade, engajamento e autoridade.  

Uma grande forma de promover ações de interatividade para eventos também é por meio das ativações de marca. Quer saber como? Saiba como promover ativações dentro de um evento.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
inauguração Sicredi em Juiz de Fora

Sicredi inaugura segunda unidade em JF focada em investimentos

Next Post

Programa Zine Negócios recebe o CEO da FaçaAgora!, Gabriel Machado

Related Posts