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Zine Fun Day: hackeamos o 1º de abril em JF

Parece mentira, mas não é. No ano em que completa 25 anos, o Zine deu um novo significado ao 1° de abril em Juiz de Fora. Neste case, revelamos os detalhes por trás do Zine Fun Day, um movimento criado para estimular a diversão em Juiz de Fora. 

Mais de 30 marcas parceiras colaram com o Zine distribuindo mais de dois mil vouchers com variadas ofertas, que geraram quase meio milhão de visualizações na página promocional em apenas dois dias. E de quebra, ainda anunciamos o reposicionamento da marca com mudanças significativas em nossa identidade visual (nossa bolinha agora é quadrada, por exemplo). Vem conferir como foi essa jornada:

Qual era o desafio?

Coisa simples: transformar o Dia da Mentira, que possui mais de 450 anos, no dia da diversão. Isso, claro, numa perspectiva regional, ou seja, onde o Zine nasceu e foi criado: Juiz de Fora. 

Mas, por quê? Aos 25 anos, o Zine decidiu se reposicionar no mercado. 

De agenda cultural, a veículo de comunicação, passando por canal de entretenimento, no Zine sempre moraram muitas possibilidades. Mas o lema de “ajudar as pessoas a se divertirem” sempre esteve ali de alguma forma.

Após um estudo minucioso e genial realizado pela Sagres Criativa (uma banda que se identifica como agência) muitas mudanças foram propostas, principalmente na nossa identidade verbal e também na visual. Mas um ponto em específico merece destaque.

Foi proposto ao Zine, durante este estudo de marca, se tornar algo novo, ou melhor, assumir algo que já era: uma comunidade digital. Foi entendido que, ao completar um quarto de século, mais do que seguidores, o Zine possuía membros, ou seja, pessoas engajadas com profunda conexão e admiração pela nossa marca.

Restava agora comunicar essa novidade para todos que integram este amado circo, quer dizer, círculo de amizade, e os que habitam o seu entorno. E mais do que isso, criar uma data para que a diversão que carregamos como lema pudesse ser celebrada. Veio então a ideia do Zine Fun Day. Mais do que uma campanha, nosso desejo era criar um movimento. 

Solução

A solução para comunicar todos esses desejos foi criar um dia em prol da diversão. Poderia ser em agosto, quando o Zine celebra seu aniversário? Poderia. Poderia ser no mês de aniversário do criador da empresa (Seu Zine), criando assim um grande embaixador da diversão na cidade? Também poderia. Mas aí vem o p*to do Gildo (sócio) e propõe um dos maiores, mais trabalhosos e certamente mais deliciosos desafios da história da empresa: “Vamos fazer o Zine Fun Day no 1º de abril”. 

A Sagres concordou. Afinal, um bobo (que descobrimos que é o nosso arquétipo como marca) precisa de plateia. No início pareceu loucura, no meio também, mas no fim… bom, estamos escrevendo esse case de sucesso, então quer dizer que deu certo.

O que fizemos

Começava então uma série de trabalhos prévios, minuciosamente arquitetados para aquecer o público. Sem data e sem vínculo com a nossa marca, mensagens com os dizeres “JF vai ficar mais Fun” começaram a ser espalhadas pela cidade em várias ações de live marketing.

Tudo começou com super-heróis fantasiados em uma das corridas mais tradicionais de Juiz de Fora, a Corrida Bahamas.

Depois foi a vez da Minnie aparecer aleatoriamente em uma praça da cidade distribuindo balões para quem passava.

No dia seguinte, um touro mecânico foi instalado em um supermercado.

Faixas foram espalhadas pela cidade em locais de grande fluxo.

Artistas circenses se embrenharam pela noite juiz-forana levando diversão a quem tomava uma cervejinha despretensiosa

Depois foi a vez de Paçoca, um popular personagem juiz-forano, distribuir doces de graça pelos barzinhos.

Por fim, e aproveitando o ensejo da Páscoa, um coelhão de olhos bem vermelhos e pelos branquinhos distribuiu doces pelos bares da cidade.


Todas essas ações planejadas e executadas sigilosamente pelos parceiros da Mix Alternativo (marketing promocional e eventos) e Turminha Tindolelê (empresa especializada em ações com personagens) renderam aparições espontâneas (ou nem tanto) em perfis de redes sociais populares de Juiz de Fora.

Tudo isso gerou repercussão, engajamento e curiosidade em grande parte do público. Em uma outra pequena parcela, que precisa urgentemente de acompanhamento psicológico, gerou ódio e associação a movimentos políticos. Sério, galera, nem tudo é sobre ideologia político partidária. 

Enfim, a semente do Zine Fun Day estava plantada. 

Zine Fun Day

Na noite de 31 de março, véspera do grande dia, o Zine assume a autoria das ações que pipocaram em Juiz de Fora ao longo da semana e comunica de forma sutil o reposicionamento da marca amparado pelo lema “JF vai ficar mais Fun”.

Mais tarde, neste mesmo dia, outro comunicado: “vem aí o Zine Fun Day”. Nosso time captou mais de 30 parceiros dispostos a tornar o movimento por uma cidade mais divertida real. Ao todo, mais de dois mil vouchers foram disponibilizados ao público, com ofertas que pareciam até mentira, mas não eram. Hambúrguer e chopp a R$1, rodízio em churrascaria a R$20, pizza a R$10 e outras tantas ofertas.

Todas elas foram compiladas em uma página promocional e , ao longo do dia 01/04, combinados de promoções eram liberados e duravam pouquíssimos segundos no ar antes de serem esgotados. Ao todo tivemos quase meio milhão de visualizações em nossa página promocional.

Resultado: muita gente feliz de ter conseguido vouchers, uma parcela entristecida que não obteve o que desejava e chefes de empresas querendo que o Zine explodisse, afinal, o Zine Fun Day poderia muito bem se chamar F5 Day, porque o que teve de gente durante o expediente no nosso site atualizando as páginas de ofertas e deixando o trabalho de lado, foi brincadeira. 

Em paralelo ao que rolava no digital, colocamos a nossa turma na rua e fomos levar diversão presencialmente a alguns de nossos parceiros. Os heróis Seu Zine e Homem-Aranha visitaram empresas distribuindo picolés da Sol & Neve, brigadeiros da Rellicário e sorrisos.

Quais foram os resultados

AÇÕES NA RUA

+20 postagens de pré divulgação

+2 mil interações (comentários e compartilhamentos)


PÁGINA COM OFERTAS

446.832 visualizações no site

2 mil vouchers distribuidos

34 marcas participantes 


TOP 3 PÁGINAS MAIS ACESSADAS

Chimarron – Rodízio por R$ 20,00 – 79.659

Vaporetto – Rodízio de pizzas por R$35,00 – 16.349

Sushi 2 You – Poke 2 You de Salmão por R$5,90 – 9.287


Cola com o Zine

Mais do que números, o Zine se orgulha de ter iniciado um movimento em Juiz de Fora pela diversão. O desejo é trazer para os próximos dias 1º de abril ações ainda mais divertidas com mais marcas coladas com a gente. 

Por mais que a procura para o próximo ano já tenha começado, você e sua empresa não precisam esperar um novo Zine Fun Day para criar ações divertidas com o Zine. Isso pode ser feito a qualquer momento com nossos conteúdos criativos e, claro, zinertidos, criados para as suas demandas. Fale com a nossa equipe:

E se você também quer contar com a colaboração da Mix Alternativo e Turminha Tindolelê para suas ações de marketing, abaixo estão os contatos dos parceiros que tornaram toda essa loucura operação possível:

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