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como divulgar um evento nas redes sociais

Descubra como divulgar um evento nas redes sociais

Quer melhorar a comunicação dos seus eventos? Confira como fazer divulgação nas redes sociais.

Técnicas de como divulgar um evento nas redes sociais são muito bem-vindas nos dias de hoje, uma vez que estar presente na internet e nas mídias sociais é um fator importante para se realizar eventos de sucesso

A divulgação de uma festividade nas redes sociais serve para alcançar o público e mantê-lo atualizado sobre todas as informações.

Logo, se você tem dúvidas de como divulgar um evento nas redes sociais, o Zine Negócios está aqui para ajudar você. Neste texto trouxemos algumas dicas e ainda um case de sucesso sobre nosso método de divulgação para você conhecer.

como divulgar um evento nas redes sociais
Confira dicas de como divulgar um evento nas redes sociais. (Foto: Pexels)

5 dicas de como divulgar um evento nas redes sociais

1. Planejamento

O primeiro passo para divulgar seu evento nas redes sociais é o planejamento. Dentro da organização, no que diz respeito a comunicação de um festival, show ou comemoração, um ponto importante a ser definido é sobre quais mídias sociais você usará

A  plataforma escolhida precisa ser condizente com o público e tipo de evento. Por exemplo, um show ou festa voltado para pessoas mais jovens surte mais efeito sendo divulgado em redes como Instagram e o Twitter. Em contrapartida, algo mais voltado para a área corporativa pode chamar mais atenção dentro do LinkedIn.

Além de escolher a rede social correta, é importante pensar nas estratégias de comunicação e na linguagem que mais combina com sua persona e com o evento. Do mesmo modo, algo que pode ajudar é a criação de um calendário editorial, no qual você irá organizar todas as postagens que devem ser feitas com o objetivo de anunciar sua festa. Dentro desse contexto, pense na frequência de posts, nos formatos e objetivos de cada conteúdo

Se você optar pelo Instagram para divulgar seu evento, por exemplo, você pode utilizar os stories para comunicados mais pontuais e lembretes. Por outro lado, a escolha de post no feed deve ser feita para informações como mapa do evento, atrações, e detalhes básicos como data, horário e local, que precisam ser facilmente acessados pelos usuários. 

2. Utilize fotos e vídeos 

Nas estratégias de como divulgar um evento nas redes sociais, a utilização de fotos e vídeos é um grande trunfo. O apelo do audiovisual é de grande valia na comunicação das festividades. 

Nesse sentido, utilize arquivos de mídia das atrações para mostrar ao público o que aquele evento tem a oferecer. Faça uso também de vídeos do lugar, mostrando o espaço em que a festa ou o show serão realizados. Do mesmo modo, você pode postar conteúdos como o da montagem da estrutura e organização do ambiente, dando spoilers para as pessoas.

Além disso, outras formas de utilizar fotos e vídeos na divulgação de eventos nas redes sociais é por meio de mídias de pessoas influentes, que vão convidar o público, ou até mesmo pessoas envolvidas com a organização e produção passando algum recado nesses formatos, no lugar de usar somente designers de posts prontos.

Outra tática que pode valer a pena o investimento são as trends do momento. Mas sempre pensando se combina com seu público e com a festividade em si.

3. Anúncios bem direcionados

Como método para divulgação de um evento nas redes sociais vale recorrer aos anúncios. A partir da utilização de um post patrocinado pode-se alcançar muito mais pessoas e chamar mais atenção para o evento que você está divulgando.

Dentro desse contexto, é fundamental a estruturação de uma campanha bem segmentada para atingir o público correto. Portanto, na hora de criar seu anúncio dê atenção a cada passo para que ele esteja bem direcionado.

4. Crie senso de urgência 

Bem como as dicas anteriores, mais uma forma de pensar em conteúdos de como divulgar um evento nas redes sociais é apostar no senso de urgência. A partir desse princípio, invista e divulgue promoções para atrair a atenção do público. 

Pense em promoções tanto de ingressos com vantagens de compra e descontos, quanto em algo relacionado ao dia do evento, como a consumação. 

Outra forma de atrair a atenção e criar o senso de urgência é em cima da virada de lote. Utilizar contagem regressiva é uma boa forma de fazer isso. Frases do tipo “ingressos esgotando” e  “última oportunidade de comprar neste lote”, além de outras do gênero, são uma boa aposta.

5. Invista na divulgação durante e pós-evento

Além de toda a comunicação pré-evento, mostre também ao público sobre os acontecimentos do dia do evento. Poste vídeos e fotos na hora, registrando as experiências que estiverem ocorrendo, os shows e as pessoas se divertindo. 

Mais uma ação que você pode realizar é postar, nos dias que sucederem a festa, fotos e vídeos com os melhores momentos. 

Case “Você Sabe Primeiro”

Se você acompanha o Zine Cultural nas redes sociais, com certeza já viu nossas postagens do “Você Sabe Primeiro”

Essa é uma das muitas estratégias utilizadas no Método Zine de divulgação de eventos. Um método de comunicação que leva em conta a jornada e comportamento do usuário. Para saber tudo sobre ele é só clicar aqui

O “Você Sabe Primeiro no Zine” consiste em fazer a primeira divulgação de um evento nas redes sociais do Zine Cultural através de posts colaborativos com os produtores. 

Dessa forma, a estratégia une toda a autoridade que o Zine possui, quando se fala em cultura em Juiz de Fora e região, e todo o público que conseguimos alcançar, atrelado a visibilidade que dá ao evento e de determinada produtora. 

case você sabe primeiro
Exemplo de post Você Sabe Primeiro (Foto: reprodução Instagram)

Conheça mais sobre o case

Dentro do “Você Sabe Primeiro” ainda são utilizadas várias formas de levar a notícia em primeira mão para o público. Como exemplo disso, pode-se utilizar da tática de liberar todas as atrações de um festival e informações principais como local e data de uma só vez. Outra forma é liberar uma espécie de “save the date” apenas com nome da festa e data, e depois gradativamente anunciar as atrações do evento, criando expectativa nas pessoas.

Um dos grandes cases de sucesso da estratégia “Você Sabe Primeiro” foi a Festa Country de Juiz de Fora de 2022. Na ocasião, a tática usada foi a cada hora anunciar em primeira mão uma atração da tradicional festa da cidade. O engajamento e alcance nas postagens mostram que os resultados foram muito positivos. 

Sem a comunicação adequada pode ser que seu show ou festa não alcance o sucesso desejado. Por isso, saber como divulgar um evento nas redes sociais é muito importante, e o Zine pode ajudar você nessa missão. Quer resultados reais na sua divulgação? Clique no botão abaixo e fale conosco:

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