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Negócios Digitais: 5 passos para começar o seu

Quando se fala em negócios digitais é importante destacar inicialmente quais são as suas formas de criação. Na maioria dos casos são duas as possibilidades de iniciar um negócio digital: começando do zero ou migrando o seu negócio atual, parcialmente ou por inteiro, para a internet.

Seja qual for o caminho seguido é importante ter em mente 5 passos para começar o seu negócio digital. Antes, contudo, é necessário que fique claro o que são e quais são os tipos de negócios digitais mais presentes no mercado.

O que são negócios digitais?

Os negócios digitais são aqueles que fazem uso da tecnologia e da internet para desenvolver e comercializar produtos e serviços.

Atualmente, vivemos uma nova era de mercado, revolucionada pela web, em que consumidores e fornecedores estão cada vez mais conectados.

As funcionalidades surgidas dessa transformação já estão presentes no dia a dia das pessoas. Um exemplo é a possibilidade de consultarmos cardápios e fazermos um pedido em um restaurante com um simples toque na tela do celular.

Além disso, algumas das empresas mais rentáveis do planeta (Amazon, Facebook, Airbnb, entre outras) operam somente por via digital, não possuindo, sequer, sedes físicas para atender seus clientes.

Tipos de negócios digitais

Existem diversos tipos de negócios digitais, sendo que o ideal é selecionar aquele que faz mais sentido para os seus objetivos e propósitos como empreendedor.

Separamos os principais modelos de negócios digitais para você conhecer e se inspirar na hora de começar o seu.

1. E-commerce

O e-commerce, ou comércio eletrônico, é um modelo de negócio digital que cresceu muito durante a pandemia de Covid-19 e promete continuar crescendo nos próximos anos.

Na prática, a modalidade consiste na venda de produtos por meio de uma loja virtual, e oferece comodidade para os consumidores encontrarem os produtos desejados e fazerem suas compras.

O modelo apresenta menores custos operacionais do que uma loja física tradicional. Um grande diferencial do e-commerce em relação a uma loja física é a possibilidade de expansão do seu público.

Por exemplo, uma empresa do interior de Minas Gerais que opera exclusivamente de forma física tem muitas dificuldades operacionais de alcançar públicos diferentes daqueles restritos às barreiras geográficas. Já com o e-commerce, é possível enviar produtos para todo o país (e até mesmo o mundo), não ficando restrito à região do estabelecimento.

2. Marketplace

O marketplace é uma modalidade de negócio que conecta vendedores e consumidores através de uma plataforma online, como Mercado Livre, Amazon e Americanas.

Assim como o e-commerce, ele também se baseia na venda de produtos ou serviços online. A diferença é que, enquanto o e-commerce é uma loja virtual própria, o marketplace é um espaço “alugado”.

Dessa forma, esse modelo de negócio digital funciona como um “shopping virtual” reunindo diferentes lojistas e marcas em um único lugar. Cabe ao empreendedor que utiliza da plataforma “pagar o seu aluguel” para o administrador do marketplace. Muitas vezes isso é feito na troca de uma comissão sobre as vendas realizadas.

3. Infoprodutos

Imagine a possibilidade de compartilhar o seu conhecimento de forma monetizada: é essa a possibilidade criada com os infoprodutos.

E-books, cursos online, webinars, consultorias, planilhas… Esses são alguns exemplos de soluções digitais que podem ser vendidas na internet.

4. Assinatura

A assinatura nos moldes digitais é bem próxima do tradicional modelo físico: cobra-se um pagamento recorrente para a entrega de um produto ou serviço.

Com a adesão dos consumidores à internet, esse modelo foi adaptado para os negócios digitais. É o caso das plataformas de streaming, como Netflix e Spotify, e dos clubes de assinaturas de produtos como vinhos, livros e produtos para pets.

Essa modalidade se destaca por garantir uma receita recorrente para o empreendedor.

5. Social commerce

Esse modelo de negócio digital utiliza as ferramentas das redes sociais, como Facebook e Instagram, para vender. Isso pode ser feito tanto pelas plataformas de marketplace oferecidas pelas redes ou por meio de anúncios pagos, que podem alcançar potenciais clientes que utilizam as redes sociais.

Esse modelo pode ser utilizado tanto por quem está começando a empreender e ainda não tem recursos para investir em um e-commerce próprio, quanto para quem já tem uma loja virtual e deseja aumentar o alcance da marca e impulsionar suas vendas.

6. Software as a Service (SaaS)

O Software as a Service (SaaS) é um modelo de negócio baseado no desenvolvimento e na oferta de softwares como um serviço. Em outras palavras, a empresa faz uma cobrança recorrente do cliente para o uso da sua solução.

Um exemplo é o Dropbox. A partir de um pagamento mensal, as empresas podem utilizar as ferramentas de armazenamento em nuvem do Dropbox.

5 passos para começar o seu negócio digital

Agora que você já sabe o que são e quais são os tipos mais recorrentes de negócios digitais, é hora de descobrir os 5 passos para começar um.

1 – Entenda o que seu negócio precisa no digital

O primeiro passo para começar um negócio digital é entender do que ele realmente precisa para operar na internet. Essa definição vai contribuir para que você consiga ter uma operação mais eficiente e menos custosa. 

Por exemplo, nem todos os negócios digitais precisam de um e-commerce para operar. Essa é uma solução de custo alto e muitas vezes desnecessária para o nível de maturidade digital do seu negócio e/ou tamanho da sua operação.

Tenha sempre em vista um planejamento detalhado de suas ações para realizar investimentos mais assertivos nas ferramentas que serão utilizadas no seu negócio digital.

2 – Avalie a concorrência

Quando falamos de negócios é sempre importante analisar aquilo que a concorrência está fazendo no seu segmento. Quais soluções estão sendo oferecidas, os problemas da área que seu negócio digital pode atender e por meio disso encontrar oportunidades de atuação.

Esteja atento e pesquise a fundo! Visite sites, páginas em redes sociais, aplicativos e tudo aquilo que seu concorrente oferece ao público no mundo digital. Dessa forma, a probabilidade de oferecer algo novo e que traga soluções reais para o seu setor é maior. 

3 – Defina seu posicionamento

Um dos passos mais importantes para criação de um negócio digital é definir o posicionamento da sua empresa. Mas o que isso quer dizer? O posicionamento de marca é o lugar que a empresa quer ocupar no coração e na mente do seu público-alvo. Em outras palavras é, basicamente, a união entre segmentação e diferenciação.

Posicionar uma marca é estar no topo de um segmento específico de mercado. Se a sua empresa não oferece algo de diferente, os consumidores não veem razão para não optar pela concorrência. Por isso, o ponto 2 desta lista é tão importante. 

4 – Defina o seu público-alvo

Quem eu quero atingir com meu produto ou serviço no meio digital? Essa pergunta deve nortear o processo de implementação do seu negócio digital. Esse é um passo fundamental para tornar o seu empreendimento rentável, afinal quem é mais importante do que aquele que compra o que você oferece? 

Um dos grandes diferenciais da internet é a sua quantidade de usuários. São milhões de pessoas com gostos e interesses diferentes que serão atingidas pela sua solução. 

Por isso, estude e defina bem o público que você pretende alcançar.

5 – Tenha uma boa estratégia de comunicação

Ao definir o que seu negócio precisa, observar o que a concorrência está oferecendo, definir o seu posicionamento e quem é o seu público, é hora de mostrar para o mundo o seu negócio digital!

Defina uma estratégia de comunicação para que o serviço ou produto digital seja entendido de forma facilitada.

Que tal ter a ajuda de quem comunica de forma criativa há 23 anos para isso? Essa solução tem nome: Zine! 

Só em 2021 alcançamos mais de 1,6 milhão de usuários! Conheça as nossas soluções e aumente as chances de ter sucesso com o seu negócio digital.

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