Empreendedorismo tecnológico com Rafael Duton

Empreendedorismo tecnológico é um dos temas que mais ganharam notoriedade ao longo dos últimos anos no mundo e também no Brasil. Antes da definição literal é importante destacar que uma das palavras que mais se relaciona com o setor é oportunidade. Então, o que é o empreendedorismo tecnológico e por que ele chama tanto a atenção?

Vale lembrar que empreendedorismo é a disposição que se pode ter para identificar oportunidades e problemas, além de aplicar competências e recursos para criar um projeto, um negócio ou um movimento que traga impactos positivos.

O empreendedor tecnológico, portanto, é o indivíduo que oferece tecnologia e inovação aos seus consumidores. Assim, a pessoa que segue por esse caminho tem a finalidade de modificar, criar ou ampliar um negócio na área da tecnologia.

Esse formato de empreendedorismo ajuda as empresas a otimizar o seu trabalho, reduzir gastos e utilizar melhor o tempo de que dispõem. Assim, os empreendedores voltados para a tecnologia ainda auxiliam na evolução constante da sociedade, pois aprimoram seus processos e criam novas ideias.

Empreendedorismo tecnológico como tema do Conversa com Especialista 

Reconhecendo a importância da discussão dessa temática para os empreendedores de Juiz de Fora e região, o projeto Conversa com Especialista, realizado pela Rede Moinho, Zine Negócios e a Booming, abordou o assunto.

A iniciativa trouxe a Juiz de Fora, no Espaço Conectar do Moinho, o cofundador da Movile, Rafael Duton para um bate-papo. A Movile que vem realizando transformações no mercado tecnológico latino-americano ao investir em grandes negócios, como iFood, Playkids e Sympla. A apresentação pode ser vista na íntegra gratuitamente:

Na oportunidade, Duton relembrou o início de sua jornada como empreendedor em 1996 ainda na faculdade, momento que segundo ele, “a palavra nem existia no dicionário”. O especialista rememorou ainda os desafios da internet no início do milênio e da atenção dada por ele e sua equipe aos celulares que surgiam com tecnologia bastante limitada naquele momento, mas que demonstravam bastante potencial. A partir daí, passaram não só a desenvolver soluções, como também a investir em outras empresas, como o Ifood.

“Quando investimos no Ifood em 2013, eram feitas 1 milhão de entregas por ano. Hoje o Ifood faz quase 3 milhões de entregas por dia. Isso em um horizonte de menos de 10 anos. Muito disso foi motivado pela questão do celular. Isso é para mostrar que não há plano que a gente escreva, coloque no papel e que se torne realidade. Tem muita ‘bateção’ de cabeça e correção de percurso no meio do caminho”, destaca.

Rafael Duton fala sobre empreendedorismo tecnológico no Conversa com especialista (Foto: Anderson Ferreira)
Rafael Duton fala sobre empreendedorismo tecnológico no Conversa com especialista (Foto: Anderson Ferreira)

Brasil e a década digital

Para Duton, o empreendedorismo tecnológico é uma porta aberta para inúmeras oportunidades de mercado. Atualmente, segundo o especialista, por conta das modificações promovidas principalmente pela pandemia de Covid-19, o Brasil está vivendo sua década digital e o melhor momento para empreender. “Acredito que estamos em um momento único para empreendedores. Depois da pandemia, a tecnologia acabou sendo inserida em todos os setores. De 2020 a 2030, pra mim, será nossa década digital. Acredito que teremos boas surpresas nesse período”, conclui.

Essa foi a apresentação de abertura do Conversa com Especialista, que estreou no dia 30/03 (quarta-feira). A iniciativa visa trazer mensalmente a Juiz de Fora profissionais com extensa bagagem para um bate-papo. O objetivo é conectar pessoas e estimular a troca de conhecimentos.

A próxima convidada será a cofundadora do Programa Financeiramente Pleno e secretaria da Fazenda de Juiz de Fora, Fernanda Finotti. Sua apresentação será no dia 12/04 (terça-feira) e poderá ser assistida online e ao vivo no canal do Youtube do Moinho.

Total
0
Shares
1 comment
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Tecnologia em marketing

Tecnologia em marketing: ações de mídias sociais para o seu negócio

Next Post

Pioneira em MG: Campe comemora 30 anos

Related Posts