fbpx

Performance do Zine em 2021: como alcançamos mais de 1,6 milhões de usuários

No ano marcado pelo lento retorno ao presencial, o Zine Cultural alcançou mais de 1,6 milhões de usuários. Quer saber como? Confira agora tudo sobre a performance do Zine em 2021.

O ano de 2021 foi o ano em que as vacinas para a Covid-19 finalmente chegaram e começaram a ser aplicadas na população em larga escala. Todavia, para aqueles que trabalham com eventos, ainda foi um ano cruel, pois estes continuaram proibidos durante grande parte do ano e, quando retornaram, foram em meio a muitas restrições de público.

Mas, a partir de muito trabalho e ações estratégicas de conteúdo, o Zine conseguiu obter uma excelente performance no ano de 2021. E, hoje vamos te contar ponto a ponto do que foi necessário para que isso acontecesse. Cola com a gente!

ENTENDENDO A NECESSIDADE DO PÚBLICO

Construir e planejar conteúdo para um site passa primeiro por entender as necessidades do público que o consome, ou seja, os motivos que o leva a acessar seu site.

O Zine sempre funcionou para a população como um ponto de partida para entretenimento, sendo esse o assunto de maior interesse do público. Como com a pandemia os shows e festas foram suspensos, a nossa agenda – responsável pela maior parte dos nossos acessos – acabou tendo a sua procura diminuída. 

Nesse cenário, o nosso trabalho passou a ser levar entretenimento de outras formas. Assim, surgiram alguns tópicos responsáveis por melhorar a performance do Zine em 2021:

Primeiro, o blog de Lives, onde atualizamos diariamente durante 2020 e 2021 todas as lives que estavam acontecendo, e foi responsável por quase 500 mil acessos em 2021.

Outro ponto que ganhou destaque foi a construção de diversos conteúdos relacionados aos melhores filmes de suspense, comédia, romance, infantis, ação, terror, drama e lançamentos da Netflix, responsável por mais de 400 mil acessos no ano.

Além disso, também construímos um tópico sobre podcasts de diversos segmentos, incluindo notícias, que é o segundo assunto de maior interesse dos nossos usuários.

A PERFORMANCE DO ZINE EM 2021 PASSOU POR ACOMPANHAR TENDÊNCIAS

Outro fator muito importante para nos mantermos relevantes e com uma boa performance mesmo em um ano ainda difícil para o setor de eventos, foi acompanhar as tendências, ou seja, os assuntos que estavam na boca do povo. Dessa maneira, realizamos a construção e atualização constante do tópico do BBB, incluindo um apenas para apresentar os participantes da casa e dinâmica do jogo, e outro atualizado semanalmente com provas, paredões e eliminações. Esse tópico movimentou mais de 40 mil pessoas no site em 2021!

Ainda nessa pegada, estivemos atentos aos melhores memes que bombaram na internet, afinal humor é entretenimento. Com isso, fizemos conteúdos sobre o meme do ônibus da Anitta (quem lembra?) e também dos melhores memes do whatsapp. Juntos, esses conteúdos somaram mais de OITENTA mil visualizações.

É claro que todo esse trabalho de conteúdo do qual estamos falando passou por uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization ou otimização de mecanismos de busca, em português) a fim de que ocupassemos as primeiras posições do Google e obtivéssemos a performance desejada. Essa atenção foi o que nos levou a ter 80,3% da audiência do nosso site composta por novos usuários em 2021, além de 83% da audiência total sendo conquistada de maneira orgânica, ou seja, apenas pela busca do navegador.

REDES SOCIAIS COM MAIS DE 194 MIL PESSOAS

E nem só de site vive o Zine! Assim, outro ponto muito importante foi o trabalho contínuo que realizamos há anos nas redes sociais, incluindo instagram, tanto feed como stories, facebook e youtube. No ano de 2021, cerca de 50 mil usuários chegaram até nossos conteúdos através das redes sociais.

Além disso, ao adotar uma estratégia de posts que ande de acordo com nosso público, assim como nos mantermos atualizados com as novas ferramentas do instagram, trabalhando com reels, carrossel e afins. Conseguimos chegar em 99 mil seguidores ao final de 2021, alcançando mais de 300 mil pessoas. Além disso, terminamos o ano com 82 mil curtidas na página do facebook e 13 mil inscritos no Youtube.

RETORNO AO PRESENCIAL

No final de 2021, com a segunda dose da vacina sendo aplicada em boa parte da população, o Zine começou a observar a volta do interesse por shows e eventos. Voltamos a cadastrar diversos eventos presenciais, fazer coberturas de eventos com o Zine Mania (a famosa “bolinha do zine” com a qual tantos tiram fotos) e construir conteúdos voltados para esse interesse, como: Grandes shows em Juiz de Fora, Shows adiados ou cancelados e reembolso, Grandes Shows em BH e mais.

Além disso, também construímos blogs sobre novos bares em Juiz de Fora, bares diferentes e com música ao vivo. Assim, ao final do ano, nossa agenda de bares, shows e eventos voltou a crescer, bem como nossos acessos começaram a ir mais para o setor de eventos, e somaram mais de 100 mil visualizações. Tais dados demonstram que, mesmo após tanto tempo, o Zine Cultural segue sendo referência como um ponto de partida para o lazer e entretenimento.

ENTÃO, COMO CONQUISTAMOS MAIS DE 1,6 MILHÕES DE USUÁRIOS EM 2021?

Em síntese, esse resultado foi possível através de um longo trabalho de planejamento e produção de conteúdo, estratégia de SEO e Mídias Sociais. E, por uma análise de comportamento e interesses do nosso público.

Assim, conquistamos uma audiência fiel que enxerga o Zine como referência em lazer e entretenimento em Juiz de Fora. Mas também ampliamos nosso público com a construção de conteúdos de caráter nacional (como os tópicos de Netflix e Podcast), o que nos levou a ter uma grande audiência em cidades como Belo Horizonte (+74 mil), São Paulo (+126 mil) e Rio de Janeiro (+81 mil).

Se após entender um pouco mais sobre a performance do Zine em 2021, você quer saber como essa audiência pode ajudar o SEU negócio também, venha conversar com a gente. Até porque: tudo que é bom, cola no Zine!

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Juiz-forana Qranio é vencedora do desafio Alelo no Rio2C

Next Post

Receita de sucesso: Fátima Buffet celebra 30 anos

Related Posts