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Vale a pena contratar uma consultoria comercial?

Seu time de vendas precisa melhorar? Quer potencializar os resultados do seu negócio? Saiba como a consultoria comercial pode ajudar a atingir esses objetivos!

O setor de vendas costuma ser um dos principais das companhias. Afinal, ele é responsável por trazer mais clientes e, consequentemente, aumentar o faturamento. Por isso, é tão importante que esteja bem estruturado, produtivo e gerando novos negócios. São nesses pontos que uma consultoria comercial trabalha.

Muitas vezes, com a correria do dia a dia, algumas questões internas são deixadas de lado. E costumam ser percebidas apenas quando os resultados começam a deixar de aparecer. A ajuda de um especialista pode solucionar algumas dúvidas que os gestores enfrentam nesse momento:

  • em quais pontos o time precisa melhorar?
  • quais habilidades podem ser aprimoradas ou potencializadas?
  • como colocar em prática as ações que precisam ser instituídas para obter resultados?

O Hackeando Processos possui especialistas em estruturar setores de venda e já ajudou mais de 100 negócios a aperfeiçoar seus processos e aumentar as vendas. Foi por conta dessa expertise que os consultamos para responder à pergunta que o trouxe até aqui: vale a pena contratar uma consultoria comercial? Vem com a gente que te contamos mais! 

Minha empresa precisa mesmo de uma consultoria comercial? 

Essa é uma dúvida recorrente entre os empreendedores e líderes das companhias. Isso acontece porque é difícil definir até que ponto certos problemas podem ser resolvidos internamente ou necessitam da ajuda de um especialista, com novas perspectivas. Para facilitar a sua decisão se sua empresa precisa, ou não, separamos algumas ideias abaixo. 

O primeiro cenário que atesta a necessidade é a falta de crescimento. Se você vem perdendo números ou está estabilizado há algum tempo, esse é um sinal de que existe uma dificuldade que precisa de atenção. Pode ser que esse gap já tenha sido percebido, ou que ainda seja um mistério. Nas duas situações, um consultor comercial é indicado. 

Outro contexto é a insatisfação do time de vendas. Quando os resultados não estão ruins, mas, os processos são muito manuais, repetitivos e levam mais horas do que o necessário. Nesse cenário, é difícil a equipe se mostrar satisfeita. Será que é possível otimizar essas tarefas, ganhar tempo e ainda faturar mais? É um especialista que vai responder como. 

É importante passar a sua visão do que acredita ser o erro para o especialista. Porém, também, é essencial deixá-lo observar e diagnosticar a situação a partir da experiência que já possui. Afinal, é preciso ser assertivo e, às vezes, quem já está inserido não consegue enxergar as falhas. 

Mas a consultoria comercial não auxilia somente quem está com dificuldades. Seus ganhos são satisfatórios, mesmo assim, você deseja crescer mais rápido ou entender como aprimorar as técnicas? Então, é possível contratar o serviço para potencializar os ganhos já existentes. 

No próximo tópico você entenderá melhor como funcionam essas orientações. Assim, fica simples visualizar como ela aconteceria na sua empresa caso contrate um profissional. Vamos lá? 

Como funciona a consultoria comercial?

Cada especialista em consultoria pode criar seu próprio modelo. Por isso, nos baseamos na forma como o Hackeando Processos trabalha. Afinal, eles já têm grande experiência e apresentam resultados incríveis. 

Tudo começa com a observação. Os profissionais passam um tempo com o time para entender como funciona a rotina. Assim, é possível identificar problemas e pontos de aperfeiçoamento para o diagnóstico. Mas o acompanhamento não para por aí. Depois da análise da equipe, é possível enxergar quais estratégias fazem mais sentido, criá-las e executá-las. E os consultores estão presentes para direcionar e apontar as melhorias de cada etapa. 

A consultoria tem 4 etapas: Diagnóstico, Construção, Projeto Piloto e Rollout. Abaixo, vamos explicar um pouco cada uma delas. 

  • Diagnóstico: aqui, é a parte de entender o seu negócio. Estudo de público, de mercado, dos profissionais do time, assim como dos caminhos que a empresa quer seguir. Essa parte é importante para nortear, mais tarde, as estratégias. 
  • Construção: a etapa da mão na massa. O novo método começa a ser estruturado. Ele passa por todas as fases: inteligência comercial, pré-vendas, prospecção, nutrição dos leads, fechamento, até finalizar na pós-venda. Além disso, acontece a capacitação da equipe com os fundamentos e processos atualizados. 
  • Projeto Piloto: é realizada a implementação controlada do que foi construído. Dessa forma, é possível analisar possíveis erros e entender os resultados com eficiência. Ele é aplicado em apenas uma parte da equipe. A ideia é não depender desse teste para a receita no primeiro mês. E, sim, executar com cuidado e depois expandir. 
  • Rollout: por último, a implementação total. Para isso, são avaliados os erros e modificados os pontos de melhoria. Aqui são testados modelos e é conversado sobre o aprendizado do Projeto Piloto.

Nosso próximo passo é entender quais os benefícios da consultoria. Confira mais no tópico abaixo!

Quais são os benefícios da consultoria?

Vitor Baesso, CEO do Hackeando Processos, em uma reunião de consultoria comercial.

Para ficar ainda mais claro como a consultoria comercial assistiria a sua empresa, separamos suas principais vantagens. A primeira, e talvez mais abrangente, é o ganho de conhecimento. Ao contratar esse tipo de serviço, você aprende com quem é experiente. E essa capacitação se estende a todo o time de vendas e àqueles que participarem do desenvolvimento do projeto. Ou seja, no final, a empresa ganha um sistema mais eficiente e profissionais mais qualificados. 

Além disso, existe a economia de tempo. Se você tentar estruturar novas ideias ou corrigir possíveis erros do time sozinho, pode ser que gaste energia em pontos que não são assertivos. Com os olhos de um especialista é possível otimizar os métodos e torná-los excelentes. 

Bom, já conseguiu entender se vale a pena contratar uma consultoria comercial? A gente acredita que sim! Agora é a hora de ir para a prática. Entre em contato com o Hackeando Processos e converse sobre a sua situação. Temos certeza que eles conseguirão auxiliar você a faturar mais e ser mais ágil.

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