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Como captar leads: 8 dicas essenciais

Antes de entender como captar leads é importante esclarecer o significado do termo. Leads são pessoas que se interessam de alguma forma pelas soluções que sua empresa oferece e que você tem alguma informação para entrar em contato.

Dessa forma, leads evoluem para oportunidades, que evoluem para vendas. Por isso é tão importante manter este fluxo sempre alimentado e funcionando.

Tendo isso em vista, descubra agora 8 dicas essenciais de como captar leads:

Como captar leads: 8 dicas essenciais (Foto: Free Pik)
Como captar leads: 8 dicas essenciais (Foto: Free Pik)

1 – Defina um objetivo para captação de leads

Acima de tudo, o processo de captação de leads precisa ter um objetivo bem definido. Por exemplo, no formulário de uma landing page, faça apenas perguntas que se alinhem com a finalidade da sua campanha.

Campos desnecessários podem afastar o usuário e fazer com que ele não conclua a jornada para se tornar um lead.

Por que solicitar a data de nascimento em um formulário quando apenas o nome e o contato bastam para um determinado objetivo? Pense nisso.

2 – Entenda as potencialidades de um lead

Além disso, outra forma de captar leads de maneira definitiva é reconhecer as potencialidades desse processo. Ou seja, nem sempre um lead será convertido em venda de primeira. Por isso, preze antes por criar uma estratégia focada no relacionamento com este possível cliente.

Antes de mandar uma oferta, envie dicas, informações úteis e ferramentas para que ele possa ganhar a sua confiança. No fim dessa jornada de reciprocidade, busque a conversão.

3 – Reforce a presença digital da sua marca

A captação de leads não pode vir como uma ação isolada, sem a construção de marca e uma estratégia por trás. Isso porque, se aquele é o primeiro contato da sua marca com o possível cliente, o mesmo vai procurar por você na internet.

Por isso, tenha uma presença sólida e ativas nas redes, com elementos que dialoguem com a ação que este potencial cliente está participando. Assim gera-se confiança e reconhecimento de marca favorecendo o caminho para uma possível conversão.

4 – Faça landing pages objetivas para captar leads

Landing pages são páginas criadas com o objetivo único de conversão, ou seja, levar o usuário a realizar uma ação pré-determinada. Normalmente, essa ação tem por objetivo a captação de leads.

Por isso, tenha em mente um modelo de LP sucinta e objetiva que facilite a jornada do usuário. Lembre-se que informações extras podem ser colhidas em um segundo momento.

5 – Sempre ofereça algo em troca

Antes de mais nada, o lead é originado por uma troca. Isto é, para que o usuário se transforme em um lead ele precisa receber algo em troca.

Mas afinal, o que é esse algo? Cada empresa utiliza o que tem: informação relevante, e-books, prêmios, amostras grátis de algum serviço, oportunidade de concorrer a algum prêmio, entre outras possibilidades.

6 – Trabalhe com metas realistas para captar leads

Sempre trabalhe com metas realistas de captação de leads para não gerar frustração. Para isso, tenha conhecimento sobre o seu segmento de atuação e o que o mercado procura. Dessa forma, as chances de sua estratégia de captação de leads se sobressair até mesmo em segmentos concorridos é maior.

E lembre-se: pensando em otimização, mais vale a qualidade do que a quantidade de leads.

7 – Leads desqualificados têm solução

A qualificação é um ponto chave quando se pensa em como captar leads. Entretanto, leads desqualificados não são de todo um problema se você tiver uma equipe de vendas.

Afinal, mesmo desqualificado, o lead pode evoluir para uma oportunidade com o auxilio de um profissional que trabalhe o convencimento daquele usuário.

8 – Rapidez no atendimento

Por fim, seja rápido na resposta! De acordo com a pesquisa The Ultimate Contact Strategy, da empresa Velocify, entrar em contato no primeiro minuto após a interação do lead eleva a taxa de conversão a quase 400%!

No segundo minuto, o valor cai para menos da metade (160%) e, passando de 24h, chega a 17%. Por isso, aproveite a janela de oportunidade.

Precisa de ajuda para captar leads?

Se sua empresa precisa de ajuda com estratégias para captação de leads, o Zine pode te auxiliar.

O Zine já executou estratégias bem sucedidas de captação de leads para negócios de diversos segmentos.

Dentro da aba promoções em nosso site é possível ter uma prévia das mais recentes.

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