Um dos processos que mais pesam no orçamento das organizações é a logística empresarial. Isso porque, esse processo exige um grande esforço por parte de gestores e líderes para operar de maneira satisfatória e, assim, contribuir com os seus resultados, entregando um bom trabalho.
Por logística empresarial entende-se as atividades de movimentação de produtos e a transferência de informações.
O setor de produção, por exemplo, requer uma boa logística, para que os insumos feitos na fabricação de produtos cheguem adequadamente na organização e sejam processados e transformados.
Caso a logística seja deficitária, a operação do negócio tende a ser prejudicada. Outra situação que envolve questões de logística empresarial são compras inadequadas ou atrasadas podem prejudicar a produção, levando à perda de produtividade em uma empresa.
Dessa forma, investir ou entender quais os pontos principais de um sistema de distribuição baseado em boa logística é fundamental para qualquer empreendimento atualmente.
Logística Empresarial como tema do Programa Zine Negócio
Reconhecendo a importância da discussão dessa temática para os empreendedores da região de Juiz de Fora, a quarta temporada do Programa Zine Negócios, que estreou no dia 21 de março, às 20h, no Canal Zine Cultural, no Youtube, abordou o assunto.
Na oportunidade, o convidado principal Gerald Blake Lee, criador das empresas Modern, Mojo, e também um dos fundadores da Azul Linhas Aéreas, falou sobre sua trajetória e sua visão sobre a logística empresarial.
Americano com ascendência chinesa, Lee já foi policial, advogado e, quando criança, vendia de um tudo nas ruas das cidades dos Estados Unidos por onde viveu por muitos anos.
Um dos principais destaques no assunto foi sua atuação na Azul Linhas Aéreas, que também opera no mesmo segmento de sua atual empresa, a Modern Logistics. Ou seja, Gerald está à frente de corporações responsáveis por fazerem transportes de cargas e logística integrada.
Em suas entrevistas o executivo costuma dizer que a empresa área, criada em 2015, não está focada apenas em transporte, sendo esse um dos pontos responsáveis pelo crescimento da mesma.
Lee buscou pavimentar uma discussão ainda complexa à realidade brasileira: a conexão entre quem produz e quem consome, com escala, menor tempo e qualidade. Em uma metáfora o empresário disse que “É como você, estando no Sudeste, conseguir comer um açaí do Pará que foi colhido há poucas horas”, compara.
O encontro também recebeu a presença do empresário juiz-forano, Fabiano Nejaim, CEO da Tá Na Escuta. Iniciativa essa que também atua na área de logística empresarial.
Confira o Programa Zine Negócios que ocorreu no dia 21 de março, às 20h, no Canal Zine Cultural, no Youtube em áudio pelo Spotify!
Se interessa por assuntos que envolve empreendedorismo, inovação e tecnologia? Inscreva-se na nossa NewsLetter