A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) é um dos tipos de investimento em renda fixa mais procurados por investidores. A LCI foi criada para fomentar o setor imobiliário e, desde então, atrai interessados em realizar esse tipo de aplicação. Mas afinal, investir em LCI vale a pena? É essa pergunta que responderemos levando em consideração algumas questões:
- Quanto rende a LCI?
- LCI é seguro?
- Tem cobrança de imposto na LCI?
- LCI vale a pena?
- Como investir em LCI?
É hora de descobrir se investir em LCI vale a pena! Confira:
Quanto rende a LCI?
Quando se fala em qualquer tipo de aplicação financeira a primeira questão que vem à mente é: qual o rendimento? Afinal, todo investidor gosta de ter um bom retorno sobre o seu investimento. Ao pensarmos em LCI existem duas formas de rendimento, a partir de taxas prefixadas ou pós fixadas.
A LCI prefixada possui juros anual definido na hora da compra do título. Nesse caso, se a Taxa Selic cair três pontos percentuais ao longo do período do título, seu rendimento, que se reduziria bastante no pós-fixado, se manteria inalterado no prefixado (depois da compra).
Assim, se esse título tem rendimento prefixado de 10,5% ao ano, é essa valorização que você pode esperar, sem espaços para surpresas ou flutuações.
Títulos de LCI pós-fixados têm retornos geralmente atrelados ao CDI e, consequentemente, à Taxa Selic.
Exemplo: caso aplique em uma LCI de 12 meses que paga 100% do CDI, isso significa que ela vai acompanhar quase inteiramente a variação anual da Selic. Considerando a Selic atual de 13,15% seu investimento renderia 13,15% a.a.
Vale lembrar que momentos com ciclos de alta da Taxa Selic, como o que vivemos atualmente, são os melhores para investimentos de renda fixa, como a LCI.
LCI é segura?
A LCI pode ser considerada um investimento seguro. Isso porque, a aplicação é coberta pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Assim, caso a instituição financeira quebre, o investidor recebe de volta até R$ 250 mil do valor aplicado.
Tem cobrança de imposto na LCI?
A LCI é um investimento de renda fixa muito procurado por investidores porque oferece um benefício fiscal importante: é isenta de Imposto de Renda (para pessoas físicas) e possui alíquota zero de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Dessa forma, toda a rentabilidade obtida já é líquida. É uma característica que distingue a LCI de outros investimentos de renda fixa, como CDBs, RDC, títulos do Tesouro Direto e debêntures.
LCI vale a pena?
Por fim, chegamos à questão que guia este blog: investir em LCI vale a pena?
Se você busca uma aplicação em renda fixa, com boa rentabilidade, segura e sem cobrança de Imposto de Renda, investir em LCI vale a pena.
Sabendo disso, é hora de descobrir como investir em LCI.
Como investir em LCI?
Para investir em LCI basta que você procure uma corretora ou banco de investimentos de sua preferência. Dessa forma, é importante destacar que no Sicoob Divicred o LCI rende 100% do CDI, as operações podem ser feitas pelo app e, por se tratar de uma cooperativa de crédito, você participa da distribuição dos resultados da instituição.
Mas o que isso quer dizer? Diferente dos bancos tradicionais, as cooperativas não visam o lucro. Assim sendo, os resultados positivos, ou “sobras”, são repartidos entre os cooperados de forma proporcional à participação de cada um.
Ou seja, quanto mais investimentos o cooperado realiza, maior a sua participação nos resultados. Essa é uma vantagem do modelo do cooperativismo de crédito.
Assim sendo, além dos rendimentos do LCI, o cooperado também obterá a sua participação nos resultados da cooperativa.
Serviço: Sicoob Divicred
Olá tudo bem? Espero que sim 🙂
Adorei seu artigo,muito bom mesmo!
Abraços e continue assim.
Oiii tudo bem? Espero que sim 🙂
Adoreii seu artigo continue assim!
Sucesso.