Com toda certeza, a sua marca e o seu produto possuem uma história. Contudo, se você ainda não usa desse artifício para encantar seu público e obter mais clientes, você precisa de ajuda para contar a história da sua marca. Descubra agora por que e como fazer isso:
Razões para contar a história da sua marca
Sabe quando você vai a um bar ou restaurante e descobre que aquilo que pediu é uma receita de família? Ou então, que a camiseta que você comprou é feita a partir de ações de cunho social, como a ressocialização de detentos? Tanto um quanto o outro exemplo possuem algo em comum: uma história por trás do produto! E as histórias, além de cativar, vendem.
Antes de tudo, é importante destacar que quando você conta a história da sua marca você a valoriza. Mas, afinal, por que isso é importante? Sem dúvida, gerar valor para sua marca ou produto faz com que você se destaque em um contexto movido, muitas vezes, por um conflito de preços, onde quem cobra mais barato se sobressai.
Ou seja, os clientes passam a comprar seus produtos não porque eles são mais baratos, mas porque eles entregam valor. Desse modo, essa percepção auxilia na tomada de decisão do consumidor.
A princípio essa é uma escolha particular e tem a ver com a importância daquilo que você vende para a vida de cada um. Dessa forma, um dos principais fatores que influenciam nessa tomada de decisão, além do valor, é a identificação com a marca.
E essa identificação, certamente, pode evoluir para a propaganda espontânea, onde o cliente satisfeito e identificado com a marca, e os valores da mesma, passa a divulgar, por livre e espontânea vontade, aquilo que você vende.
Dessa forma, no fim dessa cadeia, o cliente que se encantou com a história da sua marca, viu valor e se identificou com ela, pode se transformar em um embaixador e conquistar novos clientes.
↓
↓
↓
↓
↓
Viu como é importante contar a história da sua marca? Por isso, agora te contamos como fazer isso:
Como contar a história da sua marca?
Em resumo, o primeiro passo para contar a história da sua marca é (pode parecer óbvio) saber contá-la.
Sem dúvida toda marca possui uma história e naturalmente o seu criador sabe melhor do que ninguém qual é essa história nos seus mínimos detalhes.
Mas nem sempre aquele que sabe mais sobre algo é o que melhor sabe contar, de forma a conquistar a atenção do público.
Afinal, o cliente dificilmente estará disposto a ouvir que, por exemplo, “nossa empresa nasceu com o propósito X no ano Y…” em um enfadonho e protocolar “Sobre nós”.
Contudo, na era atual das redes sociais, um vídeo que conte de forma criativa a história da sua marca tem um potencial maior de cativar quem assiste e conquistar possíveis clientes.
De fato contar histórias é uma das especialidades do Zine Cultural! Por isso, confira abaixo 6 cases recentes de histórias contadas para marcas de diferentes segmentos:
Don Fredon Defumaria
Segmento: Bares e Restaurantes
Objetivo: Divulgar a inauguração do espaço
Abaixo, os insights que demonstram métricas e a recepção da “história” por parte do público. Clique na imagem para assistir o vídeo na íntegra:
Gabi Lanna Festas
Segmento: Espaço para festas
Objetivo: Os clientes queriam ampliar o alcance da marca para que mais pessoas conhecessem o espaço. E o Zine deu essa forcinha contando, claro, uma história!
Abaixo, os insights que demonstram métricas e a recepção da “história” por parte do público. Clique na imagem para assistir o vídeo na íntegra:
Atacadão das Oportunidades
Segmento: Varejo
Objetivo: O cliente já possuía uma unidade do negócio e queria apresentar a nova instalação para o público.
Abaixo, os insights que demonstram métricas e a recepção da “história” por parte do público. Clique na imagem para assistir o vídeo na íntegra:
Pousada Villa da Serra
Segmento: Hotéis e Pousadas
Objetivo: Como parte do projeto Partiu Ibitipoca, o Zine contou a história da Villa da Serra! O principal objetivo foi divulgar o local de forma a despertar o desejo do público de se hospedar na casa.
Abaixo, os insights que demonstram métricas e a recepção da “história” por parte do público. Clique na imagem para assistir o vídeo na íntegra:
Festa das Nações
Segmento: Eventos/Festivais
Objetivo: Comunicar o início da Festa das nações 2022. A marca, por si só, possui um grande apelo popular. Somado a isso, o imediatismo da publicação enquanto o evento acontecia fortaleceu a boa recepção por parte do público.
Abaixo, os insights que demonstram métricas e a recepção da “história” por parte do público. Clique na imagem para assistir o vídeo na íntegra:
Bar do Totonho
Segmento: Bares e Restaurantes
Objetivo: O tradicional Bar do Totonho foi um dos nossos parceiros na Festa do Zine. Para anunciar o prato que o bar levaria ao evento nós contamos, claro, uma história.
Abaixo, os insights que demonstram métricas e a recepção da “história” por parte do público. Clique na imagem para assistir o vídeo na íntegra:
Confira mais cases de sucesso acessando nosso instagram ou conte você também a história da sua marca com o Zine: