Em meio a tantos eventos, como fazer com que o o público escolha o seu? Essa é a pergunta feita por diversos produtores de eventos, e por isso o Zine construiu o Método Zine para Divulgação de Eventos. Conheça!
Garantir que um evento seja um sucesso demanda mais do que apenas uma boa organização, escolha certa de local e atrações. Precisamos também pensar na divulgação do mesmo, ou seja, entender como fazer com que o público interessado no evento que você está propondo saiba que ele existe e escolha ir.
A partir desse questionamento foi que construímos o Método Zine para divulgação de eventos. Através de análise, estratégia e os anos de experiência no mercado, conseguimos fazer com que o seu evento caia na boca do povo.
Ficou curioso para entender como o Método Zine funciona e ajuda na divulgação do seu evento? Então, continue lendo.
O que você quer ver primeiro?
- O que é o Método Zine?
- Como funciona cada etapa da divulgação de eventos?
- Qual é a estratégia do Método Zine?
- Por que anunciar no Zine?
- Quais são as garantias?
O que é o Metódo Zine para Divulgação de Eventos?
O Método Zine de divulgação de eventos é uma estratégia digital construída a partir do entendimento da jornada do usuário, bem como do comportamento de compra do cliente, cujo objetivo principal é: fazer com que seu evento venda mais.
Com muitos anos de experiência no mercado, conseguimos entender cada etapa que uma pessoa percorre até realizar a compra de um ingresso. Fizemos isso analisando o comportamento de compra do consumidor, online (sites de venda e do Zine) e no ponto de venda físico do Zine.
Ainda, estudamos dados, como: interesse de compra, conteúdos mais acessados e quantas vezes cada usuário consome cada um deles, e outros. Realizamos esse processo para construirmos conteúdos, e-mails e anúncios que cada vez mais atingem o público interessado – e com a linguagem certa.
Com isso, concluímos que a jornada dos usuários é dividida em 4 etapas: aprendizado e descoberta, desejo, consideração e decisão.
Como funciona o Método Zine para Divulgação de Eventos?
O método Zine se baseia na jornada do usuário para construir cada ação, mas ela é fluída, pois tem gente o tempo todo comprando e evoluindo na escada. Assim, é necessário a estratégia para alcançar os usuários certos, no momento certo.
1. Aprendizado e Descoberta: momento em que o usuário toma conhecimento do evento.
O Zine apresenta, através de canais orgânicos, mídia e anúncios, as informações básicas do evento, como data, local e atração. O objetivo nessa etapa é apresentar o evento para o maior número de pessoas e mapear o interesse geral no evento.
2. Desejo: Informações extras são apresentadas para despertar desejo no usuário.
Momento em que começamos a trabalhar nos canais de divulgação atributos de diferenciação do SEU evento, como: se é open bar, setores, decoração diferente, presença de outros artistas.
3. Consideração: momento em que o seu evento é considerado primeiro que outros.
Nessa etapa, é importante lembrar que não existe concorrência entre eventos, uma vez que não há como a mesma atração estar no mesmo local e na mesma hora. O que existe é uma disputa por alocação de recursos para que escolham comprar o seu ingresso.
Aqui, começamos a utilizar gatilhos de urgência e escassez, reforçar as condições de pagamento e fazer remarketing. Mas, é essencial que a etapa anterior tenha sido realizada muito bem.
4. Decisão: quando a compra é realizada.
Para aqueles que já passaram por toda a jornada e chegaram ao momento de decidir se irão ao seu evento ou não, utilizamos os gatilhos como “falta pouco”, “ingressos esgotando”, “é a última chance”.
Fazemos isso tanto através de redes sociais, como anúncios (Facebook ads e Google ads). É importante lembrar que fazemos isso sempre segmentando para o público que está na fase de comprar.
Qual é a estratégia da divulgação de eventos com o Método Zine?
Uma vez que temos clareza da jornada, organizamos a estratégia de abordagem do cliente em cada um desses momentos. Para isso, dividimos a estrutura da campanha em duas etapas:
Atração e Conversão
Na fase de atração, a estratégia de SEO* é utilizada para que seu evento fique bem posicionado no Google. Assim, sempre que um dos seus possíveis clientes procurar pelo seu evento, ele irá aparecer nas primeiras posições.
SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de estratégias utilizados para otimizar determinado conteúdo para os mecanismos de buscas. Com ele, melhoramos o posicionamento orgânico e aparecemos primeiro nos resultados da pesquisa.
Utilizamos também mídia no Zine, estratégia na qual atraímos milhares de usuários todos os dias para consumir nossos conteúdos. Ao acessarem nosso site, eles serão impactados pela comunicação do seu evento.
Ainda, na fase final de conversão adotamos ferramentas de remarketing nas redes sociais e no Google para que anúncios do seu evento apareçam com mais frequência para aquelas pessoas que realmente tem potencial de compra.
Outra estratégia utilizada é ativar nossa base de usuários cadastrados no Zine, enviando conteúdo específico sobre o seu evento através do RD Station.
“Mas se tanta gente anuncia no Zine, é melhor anunciar em outro lugar!”
Pense em uma praça de alimentação de um shopping. Há uma infinidade de restaurantes, lanchonetes, cafeterias e sorveterias. Mesmo assim, será que é valido o comerciante pensar “para que vou abrir um restaurante no shopping?”
É melhor que você esteja lá onde uma variedade de opções está sendo oferecida para o público, assim também é no Zine. O catálogo de eventos pode ser grande, mas seu evento vai estar sempre sendo visto e lembrado, o que torna mais fácil gerar interesse no público do que se ele não estivesse ali.
Quais são as garantias do Método Zine?
Durante todo o processo de divulgação de evento no Zine apresentamos relatórios de análise de todas as ferramentas que estão sendo utilizadas, relatórios de marketing e informações de venda do Zine. Dessa forma, temos transparência no processo e o cliente sabe os resultados durante o processo.
Ainda, todas as campanhas de divulgação são construídas de acordo com as necessidades que um cliente apresenta. Assim, durante todo o trabalho, a campanha é avaliada e melhorada a fim de sempre evoluir e entregar o melhor resultado possível para o seu evento.
Além disso, dependendo do nível de maturidade do evento e o envolvimento com ele, o Método Zine pode ter remuneração variável baseada em resultados. Ou seja, sem resultados, você não paga.
Assim, você economiza e investe em uma metodologia mensurável e que realmente funciona, e, claro fazendo com que você venda mais.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o Método Zine para Divulgação de Eventos? Não perca tempo! Entre em contato através do botão abaixo:
Olá tudo bem? Espero que sim 🙂
Adorei seu artigo,muito bom mesmo!
Abraços e continue assim.
Thanks for your blog, nice to read. Do not stop.