A cervejinha artesanal do final de semana pode ser sinônimo de lazer pra muitas pessoas, mas por certo para algumas é trabalho – e rende até medalhas! Então conheça as duas juiz-foranas que foram juradas do Concurso Brasileiro de Cervejas de 2023 e descubra quais foram as cervejas premiadas.

A saber, a edição desse ano aconteceu em Blumenau e se consagrou como a maior edição desde a criação do concurso. As Juiz-foranas juradas do Concurso Brasileiro de Cervejas foram Luana Gerhein e Jaqueline Navarro.
“A Jaqueline faz um trabalho incrível de curadoria de cervejas e difusão da cultura cervejeira em Juiz de Fora através da GranChopp, uma loja especializada em cervejas que fica no São Mateus. Eu sigo meu trabalho com desenvolvimento de produtos e controle de processos produtivos com Timboo e mais outras duas fábricas da cidade”, informa Luana.
Em virtude do concurso, a Timboo trouxe duas medalhas pra casa. Pela primeira vez, com uma cerveja de fermentação mista, quando se utilizam diversos microrganismos além da tradicional levedura cervejeira. As medalhas foram:
- Prata para a Caboclo Ale: uma Flanders Red Ale, estilo tradicional belga, desenvolvida em parceria com o pesquisador de cervejas juizforano Igor Poggianella;
- Bronze para a Timboo Guaiava: produzida com goiabas orgânicas colhidas na região de Ubá – MG.

Os resultados valorizam e enaltecem a presença feminina no mercado cervejeiro local, o trabalho dos produtores e o Arranjo Produtivo Local de cervejas da Zona da Mata Mineira.