Se você é um empreendedor, com certeza a visibilidade é uma preocupação constante, mas como fazer isso? Saiba quais os principais pontos sobre Buzz Social foram abordados no último programa Zine Negócios realizado na última segunda-feira (30/08), através do canal do Youtube do Zine Cultural.
Como convidado recebemos Doulgas Gomides, que já teve como clientes empresas como Ford, Fundação Roberto Marinho, Sony, Itambé, Forno de Minas, Fiat, entre outras. Em 2019 foi nomeado com o selo Top Voice LinkedIn, um dos poucos brasileiros a conseguir essa relevância na plataforma, e em 2018, recebeu a indicação ao Prêmio de Melhor Profissional de Mídias Sociais do Brasil pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.
Para acompanhar o bate-papo e oferecer importantes contribuições estavam presentes também Tarcízio Dalpra, que é formado em comunicação Social e tem MBA em Marketing, Larissa Vizeu, que é publicitária e tem pós graduação em comunicação empresarial e marketing, e Luiz Ótavio Guarnieri, que é diretor financeiro da Rede Bahamas.
A conversa começou com assuntos super importantes, em especial quando se pensa em organização e planejamento. Nosso convidado destacou a necessidade da disciplina, em especial no modelo home office. Douglas comentou que já trabalha com essa modalidade há 6 anos, e que tem tido ótimos resultados. O assunto levantou uma questão essencial que diz respeito ao investimento, tanto em materiais de trabalho, quanto no próprio investidor, confira o comentário de Douglas:
“O trabalho às vezes é muito desgastante. Temos que nos visualizar como nossa máquina de trabalho, se investimos um valor em maquinário de alta qualidade – computador, tablet , temos que investir o mesmo valor com a gente. Se você está bem, as coisas começam a acontecer. Ter um bom dispositivo nunca foi certeza de sucesso”
Saindo do setor de capacitação e produção, passamos para o assunto do dia: Como estar em destaque no digital? Confira o que foi discutido sobre esse tópico.
Buzz Social, Marketing Viral, afinal: O que é genuíno do digital e o que é potencializado pelo digital, mas sempre existiu?
Ao responder essa pergunta, Douglas Gomides chamou atenção para as camadas do processo de viralização que realmente importam.
“O digital traz a possibilidade de ser assertivo no direcionamento e de alcançar mais pessoas. Mas, as práticas do marketing antigo ainda permanecem. Porém, no digital temos a possibilidade de acompanhar tendências. O Buzz só acontece por esse acompanhamento. Empresas raramente criam conversas, geralmente elas participam de conversas, e elas precisam aprender a criar mais esses diálogos. Você não precisa ser o melhor em produção de conteúdo, você precisa ser o primeiro, porque os primeiros viralizam. E isso importa, porque isso é tendência. É mais você entender o que está sendo falado do que você achar que vai criar a roda”
Como dicas importantes desse processo, Douglas citou formas de estar atento aos assuntos que estão mais em alta nas redes. Como exemplos, o empresário citou o Google Trends e o Trends Topics do Twitter. Essas duas ferramentas podem auxiliar os produtores de conteúdo, empresários e especialistas a criarem novas movimentações, que irão gerar identificação e podem viralizar.
Como sair da mesmice nas redes?
Agora que você já tem dicas para acompanhar as tendências e gerar novos insights para sua produção de conteúdo, vem a dúvida, como fazer algo inovador?
Esse também foi um dos grandes assuntos debatidos em nosso Programa Zine Negócios.
Para essa pergunta, Douglas apresentou diferentes perspectivas e interpretação para a palavra inovação.
“Dá para pensar em coisas diferentes. Afinal, quando você cria um conteúdo você não pode ser muito inovador, nem muito familiar, tem que ser no meio termo entre essas duas frentes. Em exemplos que bombaram na internet é possível perceber a lógica da repetição, da música, entre outras coisas que criam familiaridade. O conteúdo diferenciado não é fácil de criar, mas o grande conteúdo em si é baseado em testes. Porque não é ser somente um bom criador de conteúdo, é necessário ter também boas fontes. O maior vacilo é você beber somente da sua própria água, por exemplo, se você for da área da comunicação ficar apenas no mercado da comunicação, visite outros setores, veja o que o setor imobiliário, da saúde, entre outros estão fazendo. A inovação que viraliza também vira familiar, grandes exemplos são cases como a Uber, Netflix, entre outros”
Se você ainda tem dificuldades em fazer algo diferente e inovar, Douglas ofereceu duas outras dicas importantes. São duas leituras que o inspiraram a visualizar algumas ações de uma forma inovadora. A primeira dica é o livro “Contágio: Por que as coisas pegam” de Jonah Berger, e a segunda é o livro “Hit Markers” de Derek Thompson.
Construção de marketing e performance
Quando falamos em estratégias essas duas palavras podem aparecer com muita evidência, mas afinal: Construção de marketing e performance impactam no Buzz Social?
Para Douglas elas não se separam, mas sim se agregam.
“Construção de marketing é parte da performance. É a primeira parte do funil (de vendas). Jogando para um exemplo no linkedIn. Quando falamos de grandes empresas, de marcas isso se intensifica. A Sadia, por exemplo, todo ano faz um processo de construção de marca no natal, e por isso que quando falamos em peru de natal, lembramos de qual marca? Somente isso já responde. O erro de muita gente é construir uma marca muito forte, mas não ter um produto bem definido. É uma lógica muito fácil, construir marca nunca vai ser desperdício, nem de tempo, nem de dinheiro.”
Somado a isso, Douglas deu uma grande dica para quem quer empreender e estar no Buzz Social, seja com sua marca comercial ou pessoal:
“Tendo disciplina, que é a palavra que eu falei com vocês, você vai fazendo seus conteúdos e sua construção, você vai aprendendo. Você vai vendo o que dá certo e o que dá errado. A importância do digital em si é fazer e mensurar, fazer e analisar. E isso é algo que não é fácil de aprender, mas é necessário fazer”.
Frequência e Qualidade, o que importa mais para gerar Buzz Social?
Ficou curioso para saber a resposta? Então, confira na íntegra esse bate-papo super rico, aprofundado e que está recheado de dicas para você que quer emplacar o próximo viral da internet e gerar engajamento e valor para a sua empresa ou comércio.
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Muito bom, é isso ai.
Gostei do post.
abraço.
Que legal…!!
Esta foi uma visita excelente, gostei muito, voltarei assim
que puder… Boa sorte..!
Legal! Ótimo conteúdo, com bom entendimento. Obrigada. 858585793