O Zine Negócios esteve presente no RD Summit 2022. O principal evento de marketing e vendas da América Latina reuniu cerca de 12 mil pessoas em Florianópolis (SC).
Em resumo, com mais de 130 palestrantes e 7 trilhas de conteúdo, o que não faltou foram debates sobre inovação e futuro do mercado. Confira agora 7 tendências do RD Summit 2022 que mais chamaram a atenção da nossa equipe:
1 – Data driven
Antes de mais nada, Data Driven é um conceito estratégico que pode ser aplicado a qualquer negócio. Na prática, significa tomar decisões baseada em análise e interpretação de dados. Em tradução livre, podemos dizer que é a gestão orientada por dados.
O assunto foi bastante abordado durante o evento, confirmando-se, dessa forma, como uma das tendências do RD Summit 2022.
2 – Marketing conversacional
Sem dúvida, outra tendência percebida durante o RD Summit 2022 foi o marketing conversacional. Esta é uma estratégia que implica a comunicação com os clientes com a ajuda de chats ao vivo, chatbots e assistentes de voz.
Dessa forma, um consumidor pode alcançar uma empresa por meio dessas formas de comunicação ao visitar o site de uma marca, mídia social ou anúncios pagos. Esse método ajuda a atrair mais clientes em potencial, entender suas necessidades e levá-los ao funil de vendas mais rapidamente.
3 – Podcast em eventos
Com toda a certeza, o RD Summit 2022 foi uma prova de que cada vez mais os grandes eventos estão levando podcasts para serem transmitidos dentro de sua estrutura, usando palestrantes e público presente como convidados. Dessa forma, o RD Summit divulga o evento para as várias audiências dos podcasts presentes.
Essa é uma tendência observada em eventos de inúmeros setores e tende a se intensificar com a popularização cada vez maior do gênero – somos o terceiro país que mais consome podcast no mundo.
4 – Inteligência Artificial
De certo a Inteligência Artificial (IA) caminha a passos largos para deixar de ser um assunto do futuro e se tornar uma pauta do presente. E no RD Summit 2022 ficou muito claro como ferramentas de IA estão cada vez mais inseridas no mundo do marketing e das vendas.
Entre as tecnologias apresentadas durante o evento, a GPT-3, por exemplo, chamou nossa atenção. Construída pela OpenAI , um laboratório de pesquisa com sede em San Francisco, a GPT-3 é um grande modelo de linguagem — um algoritmo que usa deep learning treinado por textos de milhares de livros e pela maior parte da internet, para unir palavras e frases.
Nesse sentido, durante uma das plenárias, um dos palestrantes demonstrou a capacidade de síntese da ferramenta. Ele descreveu o conteúdo de sua palestra e a GPT-3 resumiu tudo em apenas uma frase de impacto. O insight gerado a partir disso é como a produção de conteúdo será impactada pela IA nos próximos anos.
5 – Automação vs intuição
Aliadas à inteligência artificial, as ferramentas de automação irão assumir uma série de tarefas e cadeiras ocupadas por humanos na cadeia empreendedora.
Entretanto, acreditamos que uma coisa ela jamais será capaz de fazer: intuir.
Ou seja, a intuição humana será sempre útil independente de quanta tecnologia tenhamos empregada. Por isso, confie na sua intuição!
6 – Seja generoso
Saindo da perspectiva puramente técnica, é importante destacar que uma das tendências do RD Summit 2022 tem a ver com a generosidade.
Compartilhe tudo o que você sabe. Inspire as pessoas ao seu redor. Ah… as redes sociais são um modo prático de multiplicar essa dica.
Seus posts podem fazer muito mais do que exibir sua vida social. Podem despertar iniciativas em seus amigos.
7 – Cuide de você
Por fim, seguindo pela mesma linha das reflexões pessoais, o autocuidado se mostrou como outro ponto forte entre as tendências do RD Summit 2022.
Ninguém pode cuidar de você, a não ser você mesmo. É uma obviedade, mas é preciso ser dito! Tire um tempo para cuidar da sua saúde e do seu bem-estar.