Na contramão de todas as previsões, a audiência do Zine Cultural cresceu 150% em pleno 2020. Quer saber como? A gente conta todos os detalhes neste artigo!
A pergunta que mais respondemos, atualmente, vinda dos nossos clientes e parceiros é: “Como tem sido esse ano de pandemia para vocês?”. Realmente, 2020 foi impiedoso para o setor que, de uma hora para outra, precisou fechar suas portas e, basicamente, cancelar o ano. Para se ter uma ideia, um levantamento do Sebrae mostrou que 98% das empresas de eventos brasileiras foram impactadas pela crise sanitária. Mas, então, como a audiência do Zine Cultural continuou crescendo?
Bom, o cenário é complexo e não existe resposta fácil essa pergunta. Sendo assim, para entender como os acessos e o tráfego do Zine Cultural registraram números recordes neste ano tão singular, sugerimos que você leia atentamente este artigo! Acompanhe!
O que fizemos para aumentar a audiência do Zine Cultural em 150%?
Sem poder reunir pessoas, o Zine Cultural não sobrevive, certo? Errado! E a prova disso foi o salto que tivemos em 2020, quando contabilizamos 2,5 milhões de usuários entre janeiro e outubro. No mesmo período, em 2019, esse número era de 1 milhão. Como conseguimos isso? Bom, a expertise adquirida nesses mais de 20 anos ajudou bastante! Mas o grande segredo, mesmo, está na análise do comportamento dos usuários.
Tudo começou com a reformulação do site, que passou a ser 100% programado para dispositivos móveis ― o que faz todo o sentido, considerando que 88,7% dos acessos são realizados via smartphone. Mas essa foi só a primeira ação de muitas que nos levaram a aumentar a audiência do Zine em 150%!
Já que o contato pessoal não era possível, passamos, então, a investir no virtual. A agenda de lives é um bom exemplo. Em 2020, elas bombaram na web e, segundo o Google, mais de 85 milhões de brasileiros acompanharam seus artistas preferidos em shows pela internet. No blog do Zine, mantivemos a relação de lives do dia atualizada. Esse foi um dos grandes sucessos do nosso conteúdo neste ano, sendo responsável por gerar mais de 3 milhões de visualizações!
Olha só as ações que colocamos em prática para aumentar o tráfego do Zine Cultural.
SEO
Se você não sabe o que é SEO, vamos apresentá-lo rapidamente. Ele se refere a um conjunto de estratégias de conteúdo que visa a posicionar organicamente (ou seja, de forma gratuita) um material no Google. Este texto, por exemplo, foi escrito levando essas diretrizes em conta.
Antes mesmo da pandemia tomar o Brasil de assalto, a divulgação do carnaval no Zine Cultural já considerava o SEO uma excelente forma de atrair o público. E pensar assim deu resultados! Foi produzida uma série de conteúdos específicos para a data, que foi responsável pelo aumento de 73% no tráfego, comparado a 2019.
Podcasts
Junto às lives, esse formato também se popularizou no Brasil! De acordo com o relatório State of the Podcast Universe, da empresa norte-americana Voxnest, foi aqui que a produção de podcasts mais cresceu durante a pandemia. O Zine, claro, percebeu essa tendência e começou a acompanhar de perto as produções mais interessantes do país.
No nosso blog, produzimos artigos voltados a elencar os principais podcasts de diversos temas: notícias, música, empreendedorismo, cinema e humor foram os destaques. Somados, esses posts geraram mais de 47 mil visualizações entre abril e outubro!
Curadoria de conteúdo
Já que sair não é uma opção, por que não levar a diversão para dentro de casa? Foi exatamente isso que o Zine Cultural fez para a sua audiência! O mundo do entretenimento não parou, então, nossa missão foi realizar a seleção do que de mais interessante estava rolando no mundo da música, TV e tudo que pudesse tornar esse momento mais leve!
O cinema ganhou destaque com uma série de conteúdos com as listas dos melhores filmes de comédia, suspense e romance. E parece que a nossa audiência aprovou! Esses posts somaram 36 mil visualizações apenas entre agosto e outubro! Foram produzidos, também, materiais exclusivos para o público infantil e de incentivo à leitura.
Redes sociais
Facebook, Instagram, Twitter, YouTube… eles já eram presentes no dia a dia antes, mas ganharam ainda mais relevância em 2020. E o Zine Cultural, claro, aproveitou essas mídias para divulgar seus conteúdos, novidades e se aproximar ainda mais da sua audiência.
Esses canais foram imprescindíveis para o aumento da audiência do Zine!
E é bom ressaltar que a nova estratégia extrapolou as nossas fronteiras e levou o Zine Cultural ainda mais longe! De janeiro a outubro, registramos o aumento dos acessos vindos de 1.312 municípios brasileiros, com destaque para os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.
Mas uma coisa é fato: mesmo que essas ações tenham sido imprescindíveis para aumentar a audiência do Zine em 150%, um longo caminho precisou ser percorrido para que essa estratégia desse resultados. Logo abaixo, você conhece melhor essa história.
Qual foi a nossa trajetória até aqui?
O Zine Cultural não é nenhuma novidade para o público de Juiz de Fora e região. Há mais de 20 anos, o site é referência para quem busca as melhores opções de festas e eventos. Nessas duas décadas, centenas de atrações passaram por aqui e deixaram sua marca registrada na nossa história ― e na Galeria da Fama!
A internet e o Zine Cultural sempre andaram de mãos dadas e, como você deve se lembrar, muita coisa mudou de 99 para cá. Ou seja, já passamos pelo mIRC, ICQ, máquinas fotográficas analógicas, gravador em microcassete e, claro, também, pelas mídias convencionais, como TV, rádio e jornal.
Em 2007, a popularização da banda larga impulsionou mais um projeto com a cara, o jeito e o nosso DNA: a TV Zine! Gravamos, editamos e veiculamos os nossos vídeos de maneira independente, sem a necessidade de uma emissora. Hoje, acumulamos mais de 2 mil publicações no canal, que somam mais de 3 milhões de visualizações.
É claro que não dá para falarmos aqui a respeito de tudo que já fizemos nesses 20 anos. Mas não dá para deixar de destacar a nossa festa! Em todas as edições, o evento promove experiências inesquecíveis, atraindo cada vez mais pessoas e inclusive, já tem data marcada para 2022! Anota aí: no dia 07 de agosto, agora, em novo local, no Terrazzo.
Graças à visibilidade do Zine Cultural, no decorrer desse tempo, ele se tornou, também, uma grande opção de mídia para os seus parceiros. Em 2016, abriu suas portas para receber o público em busca dos ingressos para os eventos. Isso porque a falta de pontos de venda qualificados era uma das queixas mais comuns dos produtores.
E esse foi só o começo de toda a mudança de estratégia comercial adotada desde então. Percebemos que os anunciantes têm características próprias, então, as campanhas deveriam se adequar a elas de forma personalizada.
A partir disso, dividimos nosso público de parceiros em 02 grupos: produtores de eventos e varejo e serviços. O mix de serviços foi adaptado para cada um deles, utilizando o que há de mais eficiente em segmentação para distribuição de conteúdo. O nosso departamento comercial mapeia as melhores oportunidades e compõe a estratégia de divulgação, sempre de acordo com as demandas e objetivos do anunciante.
Neste artigo, você conheceu melhor as ações foram responsáveis por aumentar a nossa audiência em 150% no ano de 2020. Quer saber como o Zine pode fazer a diferença para o seu negócio? Converse com a gente! Tudo que é bom: cola no Zine!